As Ruínas de Roma!

O dia de hoje tem 2 versões.

Versão 1 – Marcos (escrito por Jana)
Hoje o dia foi de muitas sensações: dor no calcanhar, dor na planta do pé, dor na bolha do dedo, dor no joelho e um monte de ruína.

Conhecemos o Coliseu que é sensacional. Dizem que cabiam de 40 a 70 mil pessoas lá dentros assistindo aos espetáculos esportivos. Ainda menor que o Camp Nou, mas muito grande…

Depois do Coliseu já não aguentava mais andar e ainda fomos visitar o Palatino, o Foro Romano e o Mercado de Trajano. É tudo meio igual: pedra, pedra, coluna, pedra pedra, pedaço de coluna, pedra, pedra, pedra. Ainda achei que o tal Mercado Trajano fosse um tipo de shopping, mas é mais um monte de ruína.

VERSÃO 2 – Jana
Dia super, hiper, mega emocionante! Começamos nosso caminho para o Coliseu partindo do hotel em direção à estação de metrô. No caminho, tem uma feirinha de indianos e resolvemos hoje passar por dentro. É tudo muito, estupidamente barato, mas não compramos nada para não termos que carregar durante nossa tão esperada visita ao Coliseu.

Chagando na estação Colosseo, da porta já avistamos o maravilhoso estádio e o mundarel de gente, então pensamos: tomara que o tal Roma Pass ajude mesmo. E ajudou! Com o bendito cartão, simplesmente passamos toda a fila e entramos direto, sem esperar nem um minuto! Foi sensacional :-)

Bom, sobre a sensação de andar por dentro do Coliseu, sem palavras. Mesmo com aquele mar de gente, dá pra sentir uma energia diferente, uma sensação de entrar na história e absorver um pouquinho de todos os milhares de anos que passaram por ali.

coliseu roma

Fiz questão de aproveitar cada segundo ali, fotografar cada detalhe e observar atentamente cada movimento dos pássaros que voam livres e dos gatos que se escondem por entre as ruínas que os seres humanos não podem acessar, na parte que antigamente ficava escondida sob a grande arena.

Pensei muito na minha irmã que sonha em um dia conhecer esse lugar e mandei muita energia positiva para que isso se torne possível. Consegui pegar uma pedra que me parece um pedacinho de mármore, pois esse é o melhor presente para ela. Também gravei alguns vídeos com visões panorâmicas de lá e se tudo der certo, postarei aqui em breve.

Enfim, não dá para falar tudo o que vi, senti e vivi ali, mas foi intenso!

De lá, partimos para o Palatino, que é de uma paz tremenda. Árvores, passarinhos cantando, flores e muitas ruínas com milhares de anos de história. Minha maior vontade era ver o templo da Magna Mater, de 300 a.c., mas infelizmente estava todo cercado e não consegui. Ainda assim fiz ali a minha celebração à Grande Mãe e segui em frente, sentindo toda sua energia por aqueles templos que foram pagãos, tornaram-se cristãos e depois ruínas de um império impressionante.

É incrível passear no meio de tanta história. Dá uma sensação diferente.

De lá, visitamos o Fóro Romano, cheio de colunas, mármore e templos em ruínas. É muito rico e ainda dá para entender bem qual era a estrutura deste complexo. Imaginá-lo inteiro é delicioso! Devia ser um lugar incrível, apesar de que fico pensando que o fato de estar em ruínas o torna mais mágico.

forum romano roma

Sentamos por um bom tempo em frente ao templo de Jupiter, de 400 a.c. Fiquei ali admirando a beleza do templo e das flores que crescem aos seus pés, enquanto lia a história deste local. Usamos também este tempo para descansar os pés, que estava em frangalhos.

Partimos então em direção ao Foro e Mercado de Trajano, mas resolvemos não entrar, pois estávamos realmente cansados. Só os observamos do lado de fora e seguimos em direção ao Circo Mássimo (com 2 s mesmo), que é realmente decepcionante. Não sobrou praticamente nada do antigo estádio. Hoje é só uma enorme área gramada, que preserva o relevo baixo do terreno e mais nada. O lado que ainda tem algum vestígio de ruínas está fechado para reformas.

Como já passava das 18, não podíamos mais entrar em nenhum lugar e andar pela cidade não podia nem ser cogitado perto de nossos pés. Resolvemos então voltar para o hotel e aproveitar para passar na feirinha, onde comprei um sapato por R$ 20, e 2 casaquinhos lindos de malha por R$17 cada!

E nosso jantar teve que ser no Mc Donalds, pois aqui em volta não tem NADA que fica aberto à noite. Mas deu para aproveitar uma gelateria que fica exatamente do lado do hotel… o gelato (sorvete) italiano é realmente incrível de bom :-)


Comentários

Comentários

2 thoughts on “As Ruínas de Roma!

  1. Pingback: 4 Dias em Roma « MJTrips

  2. Pingback: 4 Dias em Roma « MJTrips

Add Comment